Paz e Bem! Sinta-se em Casa!

Aqui falo sobre o que trago no meu coração:
* Deus * Literatura * Viagens
* Dicas Interessantes * Doutrina Católica


sábado, 30 de outubro de 2010

MECE

Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística

...
O Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística é, na Igreja Católica, um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.

Chamam-se extraordinários porque só devem exercer o seu ministério em caso de necessidade, e porque os ministros ordinários (isto é, habituais) da comunhão são apenas os fiéis que receberam o sacramento da ordem. Na verdade, é a estes que compete, por direito, distribuir a comunhão. Por esse motivo, o nome desta função é Ninistro Extraordinário da Comunhão Eucarística, e não da Eucaristia, visto que apenas os sacerdotes são ministros da Eucaristia, e a função dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucaristica exerce-se apenas na sua distribuição.
Os MECEs surgiram na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II, como resposta à escassez de ministros ordenados, e à necessidade de pessoas que pudessem auxiliar os ministros ordenados na distribuição da comunhão em diversas circunstâncias, tarefa que para muitos se tornava demasiado extenuante devido ao tempo e esforço despendido. A introdução de ministros leigos que pudessem auxiliar na ausência de outros ministros ordenados teve como finalidade trazer mais eficácia e dignidade à distribuição da Eucaristia.
Os MECEs devem ser escolhidos entre a comunidade cristã respectiva e devem ser pessoas idóneas e com boa prática cristã. Na maior parte das dioceses, os candidatos, antes de assumirem as suas funções, recebem uma formação litúrgica e doutrinal que lhes permita exercer a sua função com a máxima dignidade e decoro.
No fim de tal formação, são admitidos pelo bispo às funções para que foram escolhidos, o que nalguns casos é feito numa celebração litúrgica. Normalmente, a função é atribuída por um determinado prazo, que geralmente pode ser renovado.
No entanto, para o caso duma celebração em que são necessários os serviços dum ministro extraordinário da comunhão e não se encontra nenhum na assembleia, pode ser designada nesse momento uma pessoa idónea que auxilie o presidente da celebração. O missal romano apresenta, para esse efeito, uma fórmula de designação eventual de ministro extraordinário da comunhão. Neste caso, porém, a designação desse ministro cessa ao terminar a celebração.

São estas as funções dos ministros extraordinários da comunhão:
    * distribuição da comunhão na missa.
    * distribuição da comunhão fora da missa, aos doentes ou outras pessoas que com razão o solicitem.
    * administração do viático.
    * exposição do Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis (mas não a bênção com o mesmo).

Todas estas funções devem ser realizadas em caso de necessidade, ou seja, quando não houver ministros ordenados disponíveis ou em número suficiente. Face a alguns abusos neste sentido, a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, de acordo com o Papa João Paulo II, declarou, na instrução Redemptionis sacramentum que "se habitualmente estiver disponível um número de ministros sagrados suficiente para a distribuição da Sagrada Comunhão, não se podem designar para esta função ministros extraordinários da Sagrada Comunhão. Em tais circunstâncias, aqueles que estejam designados para tal ministério não o exerçam. É reprovável a prática daqueles Sacerdotes que, embora estejam presentes na celebração, se abstêm de distribuir a Comunhão, encarregando os fiéis dessa função."

Fonte: Instrução Redemptionis sacramentum sobre algumas coisas que se devem observar e evitar acerca da Santíssima Eucaristia, nº 157.

 
No dia 16 de Novembro de 2011 as 15h na Sede da Canção Nova, Capela de Santa Rita de Cássia, serei  Investida como Ministra Extraordinária da Comunhão Eucarística, pelas mãos de Dom Benedito Beni, ordinário local.

Um comentário:

  1. Oi Lana, gostei muito do seu Blog. É papel nosso propagar a nossa Fé por todos os meios.Parabéns pela iniciativa. Beijos
    Fagner

    ResponderExcluir

Todos os comentários são lidos e moderados antes de serem postados!
Algumas regrinhas básicas para que seu comentário seja aceito:
.Comente sobre o post em questão!
.Palavrões, palavras grosseiras, preconceito e intolerância de qualquer espécie, neste blog não são aceitos! Sua crítica sempre é bem vinda, desde que seja construtiva e tenha o anseio de agregar, somar...
.Preencha o seu e-mail SEMPRE, ele não será publicado, mas caso o seu comentário não passe pelo filtro da moderação, você receberá um e-mail com o motivo.
.O link para o seu blog ou site sempre é aceito, coloque-o como OpenId, se ele estiver no corpo do comentário, o mesmo não será publicado.

...

Anseio por seus comentários...sempre!
Paz e Bem!
Lana Cristina

Seguidores