Paz e Bem! Sinta-se em Casa!

Aqui falo sobre o que trago no meu coração:
* Deus * Literatura * Viagens
* Dicas Interessantes * Doutrina Católica


quinta-feira, 11 de março de 2010

Projeto 2011: Aurora Boreal no Ártico - Parte I

Em outubro de 2009, pesquisando sobre minha viagem a Europa, me vi diante deste tópico no orkut:
"Artico e Aurora boreal em grupo?
Galera, sou fáscinado pelas regiões inóspitas e frias de tarra. Já viajei bastante, quase sempre sozinho e na humildade. As vezes com mochila, as vezes com mala (europa), o que importa é q o espírito sempre foi o mesmo.
A viagem que mais me marcou foi minha visita solitaria ao Artico (Lapônia) em pleno inverno de 2007. Meu maior sonho era ver a aurora boreal e ir a um dos extremos da terra. Lá conheci cultura Nórdica riquíssima e também a cultura simples dos esquimós Sami. Vi a noite polar onde em pleno meio dia de inverno não há sol, apenas a penumbra.
Após muita curiosidade antes e depois dessa trip estou repleto de informações, dados e conhecimento sobre o Artico. Estou planejando uma trip para ver a aurora novamente e, também, ficar mais tempo por lá. O roteiro seria a Oslo ou Estocolmo e depois subir até Tromso (capital da aurora boreal) e depois Alta, ja na borda com a Suécia onde passaria um tempinho no hotel construido 100% em gelo para finalmente subir aos limites da terra. Um voo até Svalbaard, um arquipelago noruegues mais ao norte q o norte da Groelândia. Lá, alem de aurora borel vc tem centenas de geleiras e a maior colonia de animais polares do Mundo. Lotada de ursos polares, ainda!
Uma trip como essa é cara mas nem tanto, se eu conseguir um grupo de 10 pessoas fica tranquilo pra cada um, bastando juntar e ter organização. To pensando em fazer isso no inverno de 2011 (dezembro ou janeiro), ou seja, no fim do ano que vem. Parece longe mais tá perto e se por acaso alguem se interessar por aqui podemos trocar ideias...
Abraços a todos
Daniel"

Li o tópico algumas vezes, não respondi nada, voltei no dia seguinte, li novamente. Parecia haver, 24 horas por dia, um letreiro piscando à minha frente: "Aurora Boreal!"
Era um sonho, mas não um sonho desses que voce acha que um dia vai realizar, não. Definitivamente ir ao Ártico e ver a Aurora, era um desses sonhos tal qual "quero ir  a Lua".
Desde então venho conversando com o Dani, alimentando ainda mais o sonho que vai começar a sair do papel... já está começando a virar realidade!
Resolvi então começar um "documentário" sobre a viagem, colocando voce a par de tudo que irá acontecer, desde os preparativos até o retorno cheio de fotos e relatos...
Começo com algumas informações extraídas do blog oficial desta Trip, que voce pode conhecer clicando aqui 

"O QUE É A AURORA BOREAL?
Explosões na superfície solar acontecem constantemente. Tais explosões emitem particulas de luz (fotons) que viajam pelo espaço e ao aproximarem-se da Terra são atraídas pelos campos magnéticos que se situam próximos aos polos. Ao chocarem-se com nossa atmosfera nas regiões polares, “ricocheteiam”, emitindo fachos de luz que formam um espetáculo impressionante chamado de Aurora.
Este fenômeno é chamado de Aurora Boreal quando ocorre nas regiões polares do hemisfério norte e Aurora Austral no hemisfério sul (Antártica). Como as regiões magnéticas se situam próximas aos polos geograficos, obviamente a Aurora só aparece frequentemente nas zonas mais frias e menos povoadas do Planeta. Em geral essas luzes são observadas em uma altitude aproximada de 60 km e podem apresentar forma variada como arcos, estruturas em bandas, raios, lâminas etc..
As explosões solares que formam as Auroras ocorrem constantemente mas possuem cíclos de aumento e diminuição da atividade que duram, em média, 11 anos.  O próximo ciclo, chamado de ciclo solar 24, deverá chegar ao seu ápice (máximo solar) entre os anos de 2011 e 2012, e nesses anos tempestades solares poderão ocorrer a qualquer momento, formando espetáculos bem mais fortes do que nos anos anteriores. Por esse motivo, segundo os cientistas, será a época perfeita para quem quiser e puder ir ao Ártico para ver o show das "luzes do norte"."

Foto "Aurora Boreal" por Daniel


PROXIMO POST: Ártico, Noruega, Oslo, Tromso e Svalbard

3 comentários:

  1. Que empreitada, hein! Ai, num sou chegada ao frio, mas acho que essa experiência de ver a Aurora Boreal deve mudar a vida da pessoa... é muito único!! Quero acompanhar de pertinho sua nova saga! =)

    ResponderExcluir
  2. Lana, adorei o relato e a homenagem viu, fiquei sem greaça, demorei, mas nao poderia deixar passar em branco! Obrigado por participar desse sonho de todos nós..

    ResponderExcluir
  3. Oi Lana, li seu post e achei interessante...estava olhando no google sofre esse fenomeno pq estava curiosa...entao vc confirmou como é diferente...olha moro em Estocolmo, podemos nos comunicar e ver como fica a saída daqui pra lá, por onde tem que ir...talvez vire os planos p eu e meu esposo em 2011..estou olhando os melhores meses e a distância e valores pra chegar até lá..vamos continuar nossa comunicação..
    meu email:darcilenesousa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Todos os comentários são lidos e moderados antes de serem postados!
Algumas regrinhas básicas para que seu comentário seja aceito:
.Comente sobre o post em questão!
.Palavrões, palavras grosseiras, preconceito e intolerância de qualquer espécie, neste blog não são aceitos! Sua crítica sempre é bem vinda, desde que seja construtiva e tenha o anseio de agregar, somar...
.Preencha o seu e-mail SEMPRE, ele não será publicado, mas caso o seu comentário não passe pelo filtro da moderação, você receberá um e-mail com o motivo.
.O link para o seu blog ou site sempre é aceito, coloque-o como OpenId, se ele estiver no corpo do comentário, o mesmo não será publicado.

...

Anseio por seus comentários...sempre!
Paz e Bem!
Lana Cristina

Seguidores