Paz e Bem! Sinta-se em Casa!
Aqui falo sobre o que trago no meu coração:
* Deus * Literatura * Viagens
* Dicas Interessantes * Doutrina Católica
* Deus * Literatura * Viagens
* Dicas Interessantes * Doutrina Católica
quinta-feira, 11 de março de 2010
Projeto 2011: Aurora Boreal no Ártico - Parte I
Em outubro de 2009, pesquisando sobre minha viagem a Europa, me vi diante deste tópico no orkut:
Este fenômeno é chamado de Aurora Boreal quando ocorre nas regiões polares do hemisfério norte e Aurora Austral no hemisfério sul (Antártica). Como as regiões magnéticas se situam próximas aos polos geograficos, obviamente a Aurora só aparece frequentemente nas zonas mais frias e menos povoadas do Planeta. Em geral essas luzes são observadas em uma altitude aproximada de 60 km e podem apresentar forma variada como arcos, estruturas em bandas, raios, lâminas etc..
"Artico e Aurora boreal em grupo?
Galera, sou fáscinado pelas regiões inóspitas e frias de tarra. Já viajei bastante, quase sempre sozinho e na humildade. As vezes com mochila, as vezes com mala (europa), o que importa é q o espírito sempre foi o mesmo.
A viagem que mais me marcou foi minha visita solitaria ao Artico (Lapônia) em pleno inverno de 2007. Meu maior sonho era ver a aurora boreal e ir a um dos extremos da terra. Lá conheci cultura Nórdica riquíssima e também a cultura simples dos esquimós Sami. Vi a noite polar onde em pleno meio dia de inverno não há sol, apenas a penumbra.
Após muita curiosidade antes e depois dessa trip estou repleto de informações, dados e conhecimento sobre o Artico. Estou planejando uma trip para ver a aurora novamente e, também, ficar mais tempo por lá. O roteiro seria a Oslo ou Estocolmo e depois subir até Tromso (capital da aurora boreal) e depois Alta, ja na borda com a Suécia onde passaria um tempinho no hotel construido 100% em gelo para finalmente subir aos limites da terra. Um voo até Svalbaard, um arquipelago noruegues mais ao norte q o norte da Groelândia. Lá, alem de aurora borel vc tem centenas de geleiras e a maior colonia de animais polares do Mundo. Lotada de ursos polares, ainda!
Uma trip como essa é cara mas nem tanto, se eu conseguir um grupo de 10 pessoas fica tranquilo pra cada um, bastando juntar e ter organização. To pensando em fazer isso no inverno de 2011 (dezembro ou janeiro), ou seja, no fim do ano que vem. Parece longe mais tá perto e se por acaso alguem se interessar por aqui podemos trocar ideias...
Abraços a todos
Daniel"
Li o tópico algumas vezes, não respondi nada, voltei no dia seguinte, li novamente. Parecia haver, 24 horas por dia, um letreiro piscando à minha frente: "Aurora Boreal!"
Era um sonho, mas não um sonho desses que voce acha que um dia vai realizar, não. Definitivamente ir ao Ártico e ver a Aurora, era um desses sonhos tal qual "quero ir a Lua".
Desde então venho conversando com o Dani, alimentando ainda mais o sonho que vai começar a sair do papel... já está começando a virar realidade!
Resolvi então começar um "documentário" sobre a viagem, colocando voce a par de tudo que irá acontecer, desde os preparativos até o retorno cheio de fotos e relatos...
Começo com algumas informações extraídas do blog oficial desta Trip, que voce pode conhecer clicando aqui
"O QUE É A AURORA BOREAL?
Explosões na superfície solar acontecem constantemente. Tais explosões emitem particulas de luz (fotons) que viajam pelo espaço e ao aproximarem-se da Terra são atraídas pelos campos magnéticos que se situam próximos aos polos. Ao chocarem-se com nossa atmosfera nas regiões polares, “ricocheteiam”, emitindo fachos de luz que formam um espetáculo impressionante chamado de Aurora.
As explosões solares que formam as Auroras ocorrem constantemente mas possuem cíclos de aumento e diminuição da atividade que duram, em média, 11 anos. O próximo ciclo, chamado de ciclo solar 24, deverá chegar ao seu ápice (máximo solar) entre os anos de 2011 e 2012, e nesses anos tempestades solares poderão ocorrer a qualquer momento, formando espetáculos bem mais fortes do que nos anos anteriores. Por esse motivo, segundo os cientistas, será a época perfeita para quem quiser e puder ir ao Ártico para ver o show das "luzes do norte"."
Foto "Aurora Boreal" por Daniel
PROXIMO POST: Ártico, Noruega, Oslo, Tromso e Svalbard
3 comentários:
Todos os comentários são lidos e moderados antes de serem postados!
Algumas regrinhas básicas para que seu comentário seja aceito:
.Comente sobre o post em questão!
.Palavrões, palavras grosseiras, preconceito e intolerância de qualquer espécie, neste blog não são aceitos! Sua crítica sempre é bem vinda, desde que seja construtiva e tenha o anseio de agregar, somar...
.Preencha o seu e-mail SEMPRE, ele não será publicado, mas caso o seu comentário não passe pelo filtro da moderação, você receberá um e-mail com o motivo.
.O link para o seu blog ou site sempre é aceito, coloque-o como OpenId, se ele estiver no corpo do comentário, o mesmo não será publicado.
...
Anseio por seus comentários...sempre!
Paz e Bem!
Lana Cristina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que empreitada, hein! Ai, num sou chegada ao frio, mas acho que essa experiência de ver a Aurora Boreal deve mudar a vida da pessoa... é muito único!! Quero acompanhar de pertinho sua nova saga! =)
ResponderExcluirLana, adorei o relato e a homenagem viu, fiquei sem greaça, demorei, mas nao poderia deixar passar em branco! Obrigado por participar desse sonho de todos nós..
ResponderExcluirOi Lana, li seu post e achei interessante...estava olhando no google sofre esse fenomeno pq estava curiosa...entao vc confirmou como é diferente...olha moro em Estocolmo, podemos nos comunicar e ver como fica a saída daqui pra lá, por onde tem que ir...talvez vire os planos p eu e meu esposo em 2011..estou olhando os melhores meses e a distância e valores pra chegar até lá..vamos continuar nossa comunicação..
ResponderExcluirmeu email:darcilenesousa@yahoo.com.br