"Corpus Christi
é uma festa ao Corpo de Cristo. É uma data adotada na Igreja
Católica, para comemorar a presença real de Jesus Cristo
no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do
pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue (O Catolicismo declara
que a hóstia, torna-se literalmente em Carne e Sangue do Senhor
Jesus).
A seguir, veja como iniciou-se esta comemoração:
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de
Cristo remonta ao século XII. A Igreja sentiu necessidade de realçar
a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. Esta
necessidade se aliava ao desejo do homem medieval de "contemplar" as coisas.
Surgiu nesta época o costume de elevar
a hóstia depois da consagração. Disseminava-se
uma controvertida piedade eucarística, chegando ao ponto das pessoas
irem à igreja mais "verem" a hóstia do que para participarem
efetivamente da eucaristia.
A Festa de Corpus
Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’
de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após
a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de
Pentecostes. O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão
de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica,
que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana
de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.
Juliana nasceu em Liège em 1192 e participava
da paróquia Saint Martin. Com 14 anos, em 1206, entrou para o convento
das agostinianas em Mont Cornillon, na periferia de Liège. Com 17
anos, em 1209, começou a ter ‘visões’, (que retratavam um
disco lunar dentro do qual havia uma parte escura. Isto foi interpretado
como sendo uma ausência de uma festa eucarística no calendário
litúrgico para agradecer o sacramento da Eucaristia). Com 38 anos,
em 1230, confidenciou esse segredo ao arcediago de Liège, que 31
anos depois, por três anos, será o Papa Urbano IV (1261-1264),
e tornará mundial a Festa de Corpus Christi, pouco antes de morrer.
A ‘Fête Dieu’ começou na paróquia
de Saint Martin em Liège, em 1230, com autorização
do arcediago para procissão eucarística só dentro
da igreja, a fim de proclamar a gratidão a Deus pelo benefício
da Eucaristia. Em 1247, aconteceu a 1ª procissão eucarística
pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se
tornou festa nacional na Bélgica.
A festa mundial de Corpus Christi foi decretada
em 1264, 6 anos após a morte de irmã Juliana em 1258, com
66 anos. Santa Juliana de Mont Cornillon foi canonizada em 1599 pelo Papa
Clemente VIII.
O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada antes de 1270.
O ofício divino, seus hinos, a seqüência ‘Lauda Sion Salvatorem’ são de Santo Tomás de Aquino (1223-1274), que estudou em Colônia com Santo Alberto Magno.
O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada antes de 1270.
O ofício divino, seus hinos, a seqüência ‘Lauda Sion Salvatorem’ são de Santo Tomás de Aquino (1223-1274), que estudou em Colônia com Santo Alberto Magno.
Corpus Christi tomou
seu caráter universal definitivo, 50 anos depois de Urbano IV, a
partir do século XIV, quando o Papa Clemente V, em 1313, confirmou
a Bula de Urbano IV nas Constituições Clementinas do Corpus
Júris, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial.
Em 1317, o Papa João XXII publicou esse Corpus Júris com
o dever de levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.
O Concílio de Trento (1545-1563), por
causa dos protestantes, da Reforma de Lutero, dos que negavam a presença
real de Cristo na Eucaristia, fortaleceu o decreto da instituição
da Festa de Corpus Christi, obrigando o clero a realizar a Procissão
Eucarística pelas ruas da cidade, como ação de graças
pelo dom supremo da Eucaristia e como manifestação pública
da fé na presença real de Cristo na Eucaristia.
Em 1983, o novo Código de Direito Canônico
– cânon 944 – mantém a obrigação de se manifestar
‘o testemunho público de veneração para com a Santíssima
Eucaristia’ e ‘onde for possível, haja procissão pelas vias
públicas’, mas os bispos escolham a melhor maneira de fazer isso,
garantindo a participação do povo e a dignidade da manifestação.
A Eucaristia é
um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia,
quando Jesus disse :‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue...
fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada
pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre
numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes."
(Retirado do site http://piquerobiense.tripod.com/significado_corpus_christi_.htm)
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