Paz e Bem! Sinta-se em Casa!

Aqui falo sobre o que trago no meu coração:
* Deus * Literatura * Viagens
* Dicas Interessantes * Doutrina Católica


quarta-feira, 11 de julho de 2012

YOUCAT, O Prefácio que é uma Carta de Amor aos Jovens!

 

O YOUCAT inicia com uma Carta do Santo Padre Papa Bento XVI. É dele o Prefácio!
Nesta Carta o papa inicia de forma carinhosa, "Queridos Amigos e Jovens!" já nos levando a antever que o teor será informal e por que não? Íntimo!
A carta começa com uma recomendação, o Papa recomenda o YOUCAT como “um livro extraordinário.” Não apenas pelo que contém, mas pela maneira como o livro surgiu, e é sobre o isso que o Papa discorre neste texto, deixando assim que o leitor veja por conta própria o que o mesmo tem de especial!
Bento XVI ensina que após o Concilio Vaticano II, havia no mundo uma situação peculiar, onde já “não se sabia ao certo em que os cristão realmente acreditavam, o que a Igreja ensinava e se ela, no fundo, podia ensinar algo”, os próprios cristãos questionavam a respeito disso. Neste contexto histórico, o saudoso, hoje Beato, Papa João Paulo II tomou uma audaciosa decisão: pediu que os bispos de todo o mundo escrevessem um livro onde fosse possível apresentar “tais respostas”. E foi confiado ao então Cardeal Ratzinger, Papa Bento XVI, a missao de coordenar este trabalho e fazer com que os escritos se transformassem em um livro. “Ele deveria ter o título antiquado de Catecismo da Igreja Católica, mas deveria ser totalmente excitante e novo.”
O Papa diz que ficou assustado com essa incumbência a ele confiada, chegando a duvidar que tal fato fosse possível, afinal como que autores espalhados por todo o mundo, poderiam compor juntos um livro entendível? Homens diferentes, vivendo diferentes realidades geográficas, intelectuais e espirituais, poderiam escrever juntos um texto coeso e ao mesmo tempo “compreensível em todos os continentes?” E ele confessa que mesmo hoje continua a parecer um prodígio que tenha tido êxito.
O Catecismo é um grande livro, “um testemunho da unidade na diversidade. De muitas vozes pôde constituir-se um coro comum, porque tínhamos a partitura comum da fé que a Igreja transmitiu desde os Apóstolos.”.
Devido a toda essa diversidade no mundo, seja cultural, de faixa etária, classe social ou intelectual, houve uma percepção de que era necessário outras “traduções” para que pudesse alcançar o objetivo de chegar a todas as pessoas e se fazer compreender.
“Nas Jornadas Mundiais da Juventude que se seguiram – Roma, Toronto, Colônia, Sidney – encontraram-se jovens de todo o mundo. Eles desejam crer, procuram Deus, amam Cristo e querem um caminho de comunhão”,  assim surgiu a ideia de traduzir o Catecismo para os jovens e então sob a “experiente orientação do arcebispo de Viena, Christoph Schönborn, um ‘YOUCAT’ para os jovens.”.
O Papa deixa transparecer uma esperança nos jovens, pois não aceita que os jovens não se interessem ou que sejam superficiais como muitos dizem, Bento XVI crê que o Catecismo ira cativar os jovens tal qual um romance policial, envolvendo os jovens no desenlace do próprio destino, já que é disso que trata o Catecismo!
Por fim, o Sumo Pontífice nos convida: estudem o Catecismo! Em família, na internet, no quarto a sós, com o namorado(a)...”com paixão e perseverança”. Jovens, afirma o Papa, “Tendes de saber em que credes.” [...] “Precisais da ajuda divina para que a vossa fé não seque como uma gota de orvalho ao sol, para não sucumbirdes às aliciações do consumismo, para que o vosso amor não se afunde na pornografia, para não trairdes os fracos, nem abandonardes os que foram vitimados.”.
E encerra com um encorajamento lembrando Jeremias que se dizia um “menino”, mas foi escolhido por Deus quando Israel se achava no fundo do poço.
O Papa se despede da mesma forma carinhosa como iniciou “Dou-vos a minha bênção e oro cada dia por todos vós.”.


Amanhã iniciaremos o estudo, propriamente dito, do Catecismo...
Voce não pode perder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados antes de serem postados!
Algumas regrinhas básicas para que seu comentário seja aceito:
.Comente sobre o post em questão!
.Palavrões, palavras grosseiras, preconceito e intolerância de qualquer espécie, neste blog não são aceitos! Sua crítica sempre é bem vinda, desde que seja construtiva e tenha o anseio de agregar, somar...
.Preencha o seu e-mail SEMPRE, ele não será publicado, mas caso o seu comentário não passe pelo filtro da moderação, você receberá um e-mail com o motivo.
.O link para o seu blog ou site sempre é aceito, coloque-o como OpenId, se ele estiver no corpo do comentário, o mesmo não será publicado.

...

Anseio por seus comentários...sempre!
Paz e Bem!
Lana Cristina

Seguidores