Paz e Bem! Sinta-se em Casa!

Aqui falo sobre o que trago no meu coração:
* Deus * Literatura * Viagens
* Dicas Interessantes * Doutrina Católica


quarta-feira, 17 de março de 2010

Projeto 2011: Aurora Boreal no Ártico - Parte II

Ártico, Noruega, Oslo, Tromso e Svalbard

Dando continuidade aos posts do Projeto, quero lhe apresentar os locais que em breve serão nosso lar, ao menos por alguns dias...

Circulo Polar Ártico 
É o paralelo da latitude 66º 33’ 39" Norte.
Define uma linha imaginária no planeta, ao norte da qual há pelo menos um dia de noite absoluta (24 horas de escuridão) no inverno e pelo menos um dia de luz absoluta (24 horas de sol) no verão boreal (sol da meia-noite) por ano.
As áreas ao norte deste paralelo são frias o ano inteiro, passando praticamente o tempo todo com temperaturas abaixo do ponto de congelamento. Nestas latitudes, a amplitude térmica anual é geralmente superior aos 30°C, variando de vários graus abaixo de zero durante o inverno boreal, a até poucos graus acima de zero no verão boreal. Tanto que durante o inverno o Mar Glacial Ártico costuma congelar, formando uma calota de gelo durante a longa noite fria, que na latitude 90º N pode durar até seis meses.
Ao longo do tempo os Círculos Polares movem-se, estimando-se esse movimento em cerca de 15 metros por ano.

O Círculo Polar Ártico passa através do Oceano Ártico, a península escandinava, Norte da Ásia, América do Norte e da Gronelândia. As terras sobre o Círculo Polar Ártico estão divididas entre os oito países, a Noruega, Suécia, Finlândia, Rússia, Estados Unidos (Alasca), Canadá, Dinamarca (Groenlândia) e Islândia As maiores cidades são Murmansk, (Rússia, pop. 325 100), Norilsk, (Rússia, pop. 135 000), Tromso (Noruega, pop. 62 000) e Rovaniemi (Finlândia, pop. 59 000).
Nessa região a vegetação só existe nas áreas de tundra, planícies além do limite da vegetação arborescente, cujo subsolo é permanentemente congelado e cujo solo pantanoso suporta uma densa vegetação de musgos, liquens, ervas e arbustos anões. Visitado por pássaros migratórios como gansos, patos, mergulhões, corvos e andorinhas árticas (a única ave não-migratória é a coruja da neve), o Ártico é também o habitat de alguns animais terrestres, sendo os mais conhecidos as raposas azul e prateada, a rena, o boi-almiscarado, o caribu e a lebre ártica. O mar, rico em peixes, abriga animais de grande porte (focas, leões marinhos, baleias e ursos polares), mas a caça descontrolada reduziu em muito as populações dessas espécies. 

Fonte:
Fernando Kitzinger Dannemann (http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.b/visualizar.php?idt=1182797 acessado em 17/03/10 as 00:25)




Noruega - Oslo, Tromso e Svalbard
O Reino da Noruega, é um país nórdico da Europa setentrional que ocupa a parte ocidental da Península Escandinava, a ilha de Jan Mayen e o arquipélago ártico de Svalbard, através do Tratado de Svalbard. A parte continental do país divide fronteira a leste com a Suécia, ao sul com a Finlândia e a leste com a Rússia. O Reino Unido e as Ilhas Faroe estão a oeste, através do Mar do Norte, a Islândia  e a Groenlândia estão a oeste, através do mar da Noruega, e a Dinamarca  fica próxima ao extremo sul do país, através do estreito de Skagerrak. A Ilha Bouvet e a Ilha de Pedro I são territórios dependentes (norueguês:Biland) da Noruega, mas não são considerados parte do Reino. A Noruega também reivindica uma parte da Antártida conhecida como Terra da Rainha Maud, uma reivindicação que foi reconhecida pela Austrália, França, Nova Zelândia e Reino Unido. A extensa linha costeira da Noruega, de frente para o Oceano Atlântico Norte e para o Mar de Barents, é a casa de seus famosos fiordes.
Capital: Oslo
Lingua Oficial: norueguês (bokmål e nynorsk), sami e kven 
Tipo de Governo: Democracia Parlamentar e Monarquia Constitucional, tendo como Chefe de Estado, Harald V e  como Primeiro Ministro Jens Stoltenberg
População: 4.752.735 habitantes
Moeda: Coroa Norueguesa (NOK) - R$1,00 = 3,299 NOK 
Fuso Horário: + 4h
                             
Oslo
É a capital e maior cidade da Noruega. Localiza-se no sudeste do país e detém estatuto de comuna e condado simultaneamente. Foi fundada em 1050 e designou-se Cristiânia entre 1624 e 1924, em honra do rei Cristiano IV da Dinamarca. Em 1952 a cidade foi a sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1952. É a cidade onde é entregue o Prémio Nobel da Paz.
Em 2006 foi considerada a 24ª Capital com melhor qualidade de vida no mundo! 
O clima de Oslo é amenizado pela Corrente do Golfo, que deixa as temperaturas mais amenas no inverno norueguês, principalmente nas parte sul e leste do país. No Verão, o Sol brilha por mais de 19 horas por dia e as temperaturas oscilam entre 11 e 22°C. É a segunda estação mais chuvosa, perdendo somente para o Outono. Na Primavera temos dias com Sol, sendo a estação que menos chove no ano. As temperaturas oscilam entre 1°C e 9°C em Abril e entre 9 e 19°C em Junho. No Outono observamos a estação mais chuvosa, marcada por dias encobertos e frios, com precipitação de Neve nas últimas semanas. As temperaturas oscilam entre 8 e 15°C em Setembro e entre -1 e 3°C em Novembro. No Inverno temos dias que variam de ensolarados a nevosos. As temperaturas oscilam entre -7°C e -2°C, mas ondas de frio podem fazer a temperatura cair para marcas inferiores a -15°C. A precipitação anual de Chuva é de 763mm e a precipitação anual de Neve é de 770mm, que fica concentrada entre os meses de Novembro a Março, tendo como Fevereiro o mês que mais neva, com 218mm.


Tromso
Tromsø é a 8ª maior cidade da Noruega por população, assim como também é sede da universidade (Universidade de Tromsø), cervejaria, jardim botânico e planetário mais ao norte do mundo. Devido ao fato de ser sede de uma universidade, Tromsø adquiriu um ar de cidade cosmopolitana, onde encontra-se uma forte presença de jovens estudantes, que proporcionou a grande concentração de bares, PUBs e cafés espalhados por toda cidade. É também uma cidade importante no circuito turístico do norte da Noruega. Entre as principais atrações para visitantes estão a gondola para o topo da montanha de onde pode-se observar a cidade, o aquário Polaria e a Igreja Ishavskatedral.

Svalbard 
É um território ártico norueguês, banhado pelo Oceano Glacial Árctico a norte, pelo Mar de Barents a leste e pelo Mar da Noruega e Mar da Gronelândia a oeste. Situado a 560 km a nordeste da costa norueguesa, o território mais próximo é o arquipélago russo da Terra de Francisco José, a leste, seguido da Groenlândia, a oeste. É o ponto da Terra permanentemente habitado mais próximo do pólo norte. Apesar de estar sob soberania norueguesa, o arquipélago está sujeito a um regime específico de acesso aos seus recursos naturais pela comunidade internacional, nos termos do Tratado de Svalbard assinado em Paris a 9 de Fevereiro de 1920.
As normas climáticas para Svalbard indicam um clima tipicamente ártico, embora temperado pela corrente do Atlântico Norte, num prolongamento terminal para nordeste da corrente do Golfo. As temperaturas médias mensais ao nível do mar oscilam entre os -12,4º C a -17,0º C em Fevereiro e os 4,0º C a 6,5º C em Julho. A precipitação anual, quase toda sob a forma de neve, oscila entre os 190 e os 525 mm. Dada a elevada latitude, quase metade do ano é noite permanente, seguida por igual número de meses com o sol da meia-noite à vista. Em Longyearbyen, o sol da meia-noite dura de 20 de Abril a 23 de Agosto e a noite árctica de 26 de Outubro a 15 de Fevereiro.
A geologia de Svalbard é muito variada, incluindo algumas das rochas mais antigas do planeta (3,5 mil milhões de anos). Uma carta geológica detalhada está disponível na página do Instituto Norueguês de Investigação Polar.
É, também, em Svalbard que localiza-se, desde 26 de fevereiro de 2008 o Cofre de Sementes Global de Svalbard. 
As sementes da terra serão congeladas dentro de uma montanha ártica no arquipélago.
“A Noruega simplesmente não poderia dar um melhor presente ao mundo. Dar a possibilidade de guardar a diversidade genética de todas as plantas cultivadas do mundo. O cofre global de sementes é único. Nenhum outro banco de sementes terá uma melhor largura genética e nenhuma será tão segura. Mesmo se toda a tecnologia parar, as sementes estarão seguras e guardadas em temperaturas abaixo de zero” diz Cary Fowler, diretor executivo do  global crop diversity trust.

 O exterior do cofre de sementes do Svaldbard Foto: global crop diversity trust

O cofre global de sementes vai preservar plantas de agricultura do mundo inteiro no arquipélago de Svalbard. As sementes estarão guardadas a 100 metros em uma montanha ártica, com a temperatura de menos 18 graus Celsius.

O cofre, antes de ser terminada. Foto: Mari Trefre/ global crop diversity trust 


A preservação de provenientes de plantas próprias para consumo tem se tornado uma grande ferramenta aos esforços noruegueses para a proteção da biodiversidade e a captação a mudança de clima e aquecimento global. E esperado que a população mundial tenha comida garantida no futuro.


O interior do cofre esta preparado para receber sementes do mundo inteiro. Foto: Mari Trefte/ Global crop diversity trust



Svalbard surgiu como a melhor locação para estocar as sementes do mundo. O clima frio e o fato de que o cofre de sementes esta realmente de uma montanha garantirá um subsolo permanentemente congelado e um futuro presivel. O cofre e situada bem acima do nível do mar, aonde o cofre não será atingido com a subida do mar, e aquecimento global.


O cofre de sementes é feito de três salões na montanha, e cada salão tem 1500 metros cúbicos, em outras palavras, 25 metros de profundidade, 10 metros de largura, e 6 metros de altura. A capacidade dos salões tem espaço para estocar 4,5 milhões de sementes do mundo interior.
O cofre está situado perto da cidade de Longyearbyen. A temperatura ideal do cofre será menor que 18 graus Celsius, e quer dizer que o cofre tem unidades de refrigeração adicionais.


Próximo Post: "O que temos em mente ao embarcar nesse projeto?" 

Um comentário:

  1. olá, pensei que vc fosse do Rio e muito lindo
    seu blog. Pretendo levar minha familia conhecer a Canção Nova q.eles assiste na tv.Ja comprei DVD do Monsenhor e outros palestrantes dos acampamentos que ocorrem aí. Abraços

    ResponderExcluir

Todos os comentários são lidos e moderados antes de serem postados!
Algumas regrinhas básicas para que seu comentário seja aceito:
.Comente sobre o post em questão!
.Palavrões, palavras grosseiras, preconceito e intolerância de qualquer espécie, neste blog não são aceitos! Sua crítica sempre é bem vinda, desde que seja construtiva e tenha o anseio de agregar, somar...
.Preencha o seu e-mail SEMPRE, ele não será publicado, mas caso o seu comentário não passe pelo filtro da moderação, você receberá um e-mail com o motivo.
.O link para o seu blog ou site sempre é aceito, coloque-o como OpenId, se ele estiver no corpo do comentário, o mesmo não será publicado.

...

Anseio por seus comentários...sempre!
Paz e Bem!
Lana Cristina

Seguidores