Paz e Bem! Sinta-se em Casa!

Aqui falo sobre o que trago no meu coração:
* Deus * Literatura * Viagens
* Dicas Interessantes * Doutrina Católica


terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Natal!

Ouço sempre, com muita tristeza, muitas pessoas dizerem: "não gosto do natal, é um dia muito triste!".
Quando ouço isso, penso sempre em como eu me sentiria triste se as pessoas que amo dissessem que não gostam do dia 08 de julho, pois é um dia triste. Dia do meu aniversário! Um dia que eu comemoro sempre e muito, pois amo agradecer a Deus pelo dom da minha vida, por Ele me presentear a cada ano com mais um ano de vida...
Como dizer que não gostamos do aniversário de Jesus?
Dia triste?
Como pode ser triste o dia em que celebramos o nascer Daquele que se fez homem, morreu e ressuscitou pra nos Salvar?
Essa é uma cultura diabólica que tentam nos "enfiar goela a dentro".
Comprar presentes! Fazer muita comida! Beber até cair! Esperar o Papai Noel! Consumir!Esquecer o verdadeiro sentido do Natal!
Como Cristãos não podemos nos esquecer de Cristo Menino, que nasce em uma gruta...pobre, família simples, sem lugar na hospedaria...e que anos depois suou sangue, foi flagelado, crucificado, morto por meus pecados, porém ressurecto dentre os mortos, subiu aos Céus e abriu as portas, para que um dia, eu e voce, possamos entrar...

O Catecismo da Igreja Católica define assim o Natal:
"Mistério do Natal
§525 Jesus nasceu na humildade de um estábulo, em uma família pobre; as primeiras testemunhas do evento são simples pastores. É nesta pobreza que se manifesta a glória do Céu. A Igreja não se cansa de cantar a glória dessa noite:
Hoje a Virgem traz ao mundo o Eterno /E a terra oferece uma gruta ao Inacessível./ Os anjos e os pastores o louvam/ E os magos caminham com a estrela./ Pois Vós nascestes por nós, Menino, Deus eterno!
§526 "Tornar-se criança" em relação a Deus é a condição para entrar no Reino; para isso é preciso humilhar-se, tornar-se pequeno; mais ainda: é preciso "nascer do alto" (Jo 3,7), "nascer de Deus" para tornar-nos filhos de Deus. O mistério do Natal realiza-se em nós quando Cristo "toma forma" em nós. O Natal é o mistério deste "admirável intercâmbio:
O admirabile commercium! Creator generis humani, anima corpus sumens, de Vir gine nasci digna tus est; et procedens homo sine semine, largitus est nobis suam deitatem - Admirável intercâmbio! O Criador da humanidade, assumindo corpo e dignou-se nascer de uma Virgem; e, tomando-se homem intervenção do homem, nos doou sua própria divindade!"


* * *

Vejamos algumas informações interessantes sobre o Natal:

* De acordo com o almanaque romano, a festa já era celebrada em Roma no ano 336 d.C..
Na parte Oriental do Império Romano, comemorava-se em 7 de janeiro o seu nascimento, ocasião do seu batismo, em virtude da não-aceitação do Calendário Gregoriano.
No século IV, as igrejas ocidentais passaram a adotar o dia 25 de dezembro para o Natal e o dia 6 de janeiro para Epifania. Nesse dia comemora-se a visita dos Magos.        
Segundo estudos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus. A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do solstício de Inverno. Portanto,o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível", que comemorava o solstício de inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude. Assim, em vez de proibir as festividades pagãs, a Igreja forneceu-lhes um novo significado, e uma linguagem cristã. As alusões dos Santos Padres da Igreja ao simbolismo de Cristo como "o sol de justiça" (Malaquias 4:2) e a "luz do mundo" (João 8:12) revelam a fé da Igreja n'Aquele que é Deus feito homem para nossa salvação.

***

Significados de algumas palavas e simbolos:

*  Advento: do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a", é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. É um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.

* Coroa do Advento: Tem sua origem em uma tradição pagã européia, onde no inverno eram acesas velas que representavam o "fogo do deus sol" esperando que a sua luz e seu calor voltasse.Missionários cristãos se aproveitaram disso e utilizando destes costumes locais, anunciaram-lhes a fé. Possui forma circular, sem pincipio e sem fim, tal qual o Amor de Deus pelo seu povo e como uma grande Aliança; os ramos verdes são como esperança e vida e as quatro velas, cada uma para uma das semanas do advento e que vão sendo acesas, uma a uma, a cada semana...
1ª vela: Lembra o perdão concedido a Adão e Eva.
2ª vela: Lembra a fé dos patriarcas e de São João Batista, que anuncia a salvação para todos os povos.
3ª vela: Na cor rosa, indica o Domingo da Alegria. Lembra a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa que, agora, se cumpre em Maria.
4ª vela: Simboliza nossa fé em Jesus, que ilumina todo homem que vem a este mundo e também os ensimanentos dos profetas, que anunciaram a chegada do Salvador.

* Presépio:  A tradição católica diz que o presépio (do lat. praesepio) surgiu em 1223, quando São Francisco de Assis quis celebrar o Natal de um modo o mais realista possível e, com a permissão do Papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, da Virgem Maria e de José, juntamente com um boi e um jumento vivos e vários outros animais. Nesse cenário, foi celebrada a Missa de Natal. O sucesso dessa representação do Presépio foi tanta que rapidamente se estendeu por toda a Itália. Logo se introduziu nas casas nobres européias e de lá foi descendo até as classes mais pobres.

*Missa do Galo: No século IV, a comunidade cristã de Jerusalém ia em peregrinação a Belém, para celebrar a Missa do Natal na primeira vigília da noite dos judeus, na hora do primeiro canto do galo, mencionado por Jesus na traição de Pedro (Mt. 26,34 e Mc 14,68.72). Por isso, a Missa da meia noite no Natal, se chama Missa do Galo, do primeiro canto do galo. Essa missa do galo é celebrada, em Roma, desde o século V, na Basílica de Santa Maria Maior. O galo,também publica o nascer do sol. O galo, então, passou a simbolizar vigilância, fidelidade e testemunho cristão e por isso, no século IX, o galo foi parar no campanário das igrejas.


***



















Que nesta Noite de Natal, Cristo nasça em seu lar, em seu coração...
Que voce não se esqueça do aniversariante! Faça uma prece, dê parabéns àquele que comemoramos!
Santo Natal!

Parabéns Jesus! Bendito seja o Ventre que te gerou!

Lana Cristina

*Foto: Presépio da Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, SP, clicada Por Lana Cristina em 22/12/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e moderados antes de serem postados!
Algumas regrinhas básicas para que seu comentário seja aceito:
.Comente sobre o post em questão!
.Palavrões, palavras grosseiras, preconceito e intolerância de qualquer espécie, neste blog não são aceitos! Sua crítica sempre é bem vinda, desde que seja construtiva e tenha o anseio de agregar, somar...
.Preencha o seu e-mail SEMPRE, ele não será publicado, mas caso o seu comentário não passe pelo filtro da moderação, você receberá um e-mail com o motivo.
.O link para o seu blog ou site sempre é aceito, coloque-o como OpenId, se ele estiver no corpo do comentário, o mesmo não será publicado.

...

Anseio por seus comentários...sempre!
Paz e Bem!
Lana Cristina

Seguidores