Paz e Bem! Sinta-se em Casa!

Aqui falo sobre o que trago no meu coração:
* Deus * Literatura * Viagens
* Dicas Interessantes * Doutrina Católica


segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Teologia da Revelação! * Parte I - Princípio Encarnacional

Na faculdade estou estudando sobre a Teologia da Revelação...
Dentro da Teologia da Revelação temos os princípios Agápico, Sacramental, da historicidade e Encarnacional...
Vou falar um pouco sobre cada um deles, começando no PRINCÍPIO ENCARNACIONAL.

"A encarnação é o que define a diferença entre o Cristianismo e as outras religiões.
Esse princípio fundamenta-se principalmente porque Deus não somente interveio na História, mas assumiu carne humana e solidarizou-se com a humanidade.
O Cristianismo anuncia mais a descida de Deus que sua ascensão. O Deus que se faz homem é o ponto de partida!
O principio encarnacional nos leva a entender que o que vemos e ouvimos e tocamos, nos foram transmitidos pelo testemunho apostólico. Não há separação do princípio encarnacional e o Mistério Pascal: Todo evento encarnacional já é uma Páscoa.
Segundo Latourelle , de um lado a encarnação sublinha a assunção da carne por parte do Filho de Deus, e a revelação sublinha a manifestação de Deus, por meio das vias da carne e da linguagem, consequentemente, todas as dimensões do ser humano são assumidas e utilizadas para servirem à pessoa divina. Deve-se dizer, portanto, que o amor de Cristo é o amor de Deus tornado visível, e que os atos e as palavras de Cristo são os atos e as palavras humanas de Deus. Cristo revela então, aos seres humanos a condição de filhos e um novo estilo de vida.
Na carta aos Romanos 8, 3 vemos esse realismo do mistério da Encarnação de maneira mais evidente: “O que era impossível à lei, visto que a carne a tornava impotente, Deus o fez. Enviando, por causa do pecado, o seu próprio filho numa carne semelhante à do pecado, condenou o pecado na carne.”
Pra viver a dinâmica Cristã, é preciso considerar que a Revelação é um ponto de orientação para o ser humano. A Revelação é o dar-se conta continuamente da presença do Deus Trino na história, é o estar aberto à viva voz do Evangelho presente onde se encontram os cristãos."

Um comentário:

  1. ENTENDO QUE A "TEOLOGIA DA REVELAÇÃO" É MUITO MAIS PROFUNDA E MARAVILHOSA, EM RELAÇÃO A NOSSOS CONCEITOS HUMANOS.
    Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
    NESTE TEXTO JESUS REVELA QUE TEMOS QUE CONHECER A VERDADE; E NÃO SABER A VERDADE.
    O QUE É BEM DIFERENTE, PORQUE: SABER QUE SE EXISTE ALGO, ALGUÉM OU ALGUMA COISA, NÃO TEM A MESMA PROFUNDIDADE, INTENSIDADE E "INTIMIDADE", DE QUANDO SE CONHECE. QUANDO O CONHECIMENTO ACONTECE A VERDADE SOBRE TAL SITUAÇÃO,COISA OU PROPOSTA SÃO COMPLETAMENTE EXPLICITAS; AINDA MAIS EM SE TRATANDO DE JESUS O "CRISTO".
    JESUS TAMBÉM DIZ NAS ESCRITURAS: E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mateus 23:12
    QUANDO QUALQUER SER HUMANO SE HUMILHAR A JESUS, QUERENDO CONHECER A VERDADE; ELE SERÁ EXALTADO E A VERDADE O LIBERTARÁ.
    RAIMUNDO FILHO.

    João 8:31-32

    ResponderExcluir

Todos os comentários são lidos e moderados antes de serem postados!
Algumas regrinhas básicas para que seu comentário seja aceito:
.Comente sobre o post em questão!
.Palavrões, palavras grosseiras, preconceito e intolerância de qualquer espécie, neste blog não são aceitos! Sua crítica sempre é bem vinda, desde que seja construtiva e tenha o anseio de agregar, somar...
.Preencha o seu e-mail SEMPRE, ele não será publicado, mas caso o seu comentário não passe pelo filtro da moderação, você receberá um e-mail com o motivo.
.O link para o seu blog ou site sempre é aceito, coloque-o como OpenId, se ele estiver no corpo do comentário, o mesmo não será publicado.

...

Anseio por seus comentários...sempre!
Paz e Bem!
Lana Cristina

Seguidores